...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

terça-feira, 3 de julho de 2007

Os neoliberais e o politicamente correcto

O politicamente correcto não se ocupa da liberdade, mas sim da encenação da liberdade. Não se ocupa da igualdade, mas sim da encenação da igualdade. Não se ocupa da solidariedade, mas sim da encenação da solidariedade.

O politicamente correcto protege os grupos identitários - as mulheres, as minorias, as etnias, os homossexuais - com tal afã que se esquece das pessoas que os constituem. Se o grupo persegue e oprime os indivíduos que lhe pertencem (ou que, no seu entender, lhe deviam pertencer), o politicamente correcto toma o partido do grupo e não o do indivíduo.

O politicamente correcto é colectivista. O neoliberalismo também - com a diferença de no caso deste o colectivo que prevalece sobre as pessoas ser a empresa.

O politicamente correcto casa bem com o neoliberalismo e com todas as formas de governação que cultivam a desumanidade como estilo e como ética. Fornece-lhes três instrumentos preciosos: um alibi moral, um verniz de respeitabilidade e um ghetto - o sistema educativo - onde as veleidades humanistas ou democráticas dos governados podem ser acantonadas e neutralizadas.

Deste casamento nascem pequenos monstros como Tony Blair e José Sócrates. Só se espantará com os filhos quem não conhecer os pais.

Sem comentários: