...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

domingo, 19 de agosto de 2007

Nova pintura: as três primeiras fases

Primeira fase: um desenho que me agrade. Este foi composto a partir de três fotografias, duas encontradas na net em sites destinados a fornecer modelos para artistas, e uma tirada por mim. A imaginação também interveio nesta fase. De notar que se trata de um verdadeiro desenho e não de um esboço.
A segunda fase consistiu em pintar tudo duma só cor, usando acrílico transparente aplicado à trincha. Porquê uma só cor? Porque assim, quando chegar à fase dos óleos, vou poder usar as cor que quiser sem comprometer a unidade subjacente. Porquê o roxo? Porque vai ser essa a cor dominante das sombras e dos reflexos da pele, que quero que fique muito branca.


Nesta terceira fase pintei as zonas de luz com acrílico branco diluído na água que utilizei na fase anterior para lavar os pincéis. Corrigi assim os estragos feitos ao passar a trincha molhada sobre o crayon (que esborratou um pouco, como eu já esperava) e fiquei com uma ideia de onde vou pôr as principais manchas claras e escuras na próxima fase.
A dançarina vai usar uma saia translúcida azul ultramar - que é um azul arroxeado, mas esta mal vai espreitar por baixo porque sobre ela vai usar mais duas em dois tons de vermelho: um carmim muito saturado e por cima um vermelhão muito aberto, quase alaranjado. Vai usar brincos e pulseiras. Se vai usar colar, ainda não decidi. Em todo o caso o metal será dourado e as pedras serão turmalinas vermelhas.

2 comentários:

Goretti disse...

É só para dizer que me esqueci (eu sei, é uma vergonha...!!) de te linkar n'O Cartel. Mas já tratei do assunto.
É a minha vez de pedir desculpas... :D

Anónimo disse...

O fascínio pelas Mulheres
Uma verdadeira homenagem
Representada através da arte
Seja ela Música, Pintura ou Dança
Cromaticamente bem planeada
Artisticamente em mudança
Humanamente bem adornada.

Isabel