...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

sábado, 20 de outubro de 2007

The Shock Doctrine de Naomi Klein

Esprerava ler este livro dum só fôlego. Era o que as críticas me diziam que ia acontecer. E de facto a linguagem é clara, o tema apaixonante, a argumentação cogente, a exposição articulada e densa.

Mas não o estou a ler dum só fôlego. Não consigo. É como quem lê o Diário de Anne Frank ou vê a Lista de Schindler: há momentos em que tenho que interromper, pensar noutra coisa, desviar a minha atenção dos horrores que estou a ler antes que a minha indignação se anestesie e perca o gume.

É um livro que nos mostra que a tortura, os campos de concentração, o genocídio, as execuções extra-judiciais, o a redução estratégica de populações inteiras à mais sórdida pobreza não são actos exclusivos dos ditadores do costume, mas sim princípios de acção política teorizados e postos em prática, neste mesmo momento, por distintos académicos e por políticos «democráticos e civilizados».

É um livro de leitura penosa para quem preza a sua a humanidade e respeita a humanidade dos outros. Mas é um livro que tem que ser lido por quem olha à sua volta e se interroga como está a ser possível fazer regredir um a um todos os adquiridos civilizacionais dos últimos duzentos anos - apesar de os avanços tecnológicos criarem as condições materiais para que eles progredissem.
É um livro que, se não tiver outro efeito, terá pelo menos este: o de fazer com que os lacaios da nova tirania não tenham mais desculpa e não possam dizer que não sabiam.

Sem comentários: