...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Cultura instantânea (3)

É muito mais difícil ser simples do que complicado.
John Ruskin
(Por isso é que todos os Ministérios da Educação são inevitavelmente incompetentes.)

Não há nenhum grande homem que nunca se tenha sentido pequeno. Alguns homens nunca se sentem pequenos; mas esses são os poucos que o são.
G. K. Chesterton
(Eis aqui, finalmente explicada, a existência de Válter Lemos.)


O progresso, longe de consistir na mudança, depende da conservação do adquirido; quando a experiência não é retida, tal como acontece entre os selvagens, a infância torna-se perpétua. Os que não se lembram do passado estão condenados a repeti-lo. Esta é a condição das crianças e dos bárbaros, em quem o instinto não aprendeu nada com a experiência.

George Santayana
(Para quem tem dificuldade em entender o que quer dizer «eduquês»)

O progresso tecnológico apenas nos deu meios mais eficientes de regredir.
Aldous Huxley
(Quem diria que Huxley morreu antes de José Sócrtates nascer?!)

Os que não querem pensar racionalmente são intolerantes; os que não conseguem são tolos; os que não ousam são escravos.
Lord Byron

Os progressistas sentem-se indignos daquilo que possuem. Os conservadores sentem que merecem tudo o que roubaram.
Mort Sahl

Qualquer americano que viva confortavelmente e não acredite no progresso- ou seja, a decência competente da civilização moderna - nunca pensou como era a vida para os nossos antepassados. Um dia em que os cossacos não tenham deitado fogo à nossa casa devia ser um dia feliz, a transbordar de optimismo.
M. N. Plano
( A escola é a única instituição de que a nossa sociedade dispõe para manter esta «decência competente». Não a destruam, por favor.)

Todos somos a favor da religião até ao dia em que visitarmos um país verdadeiramente religioso. Nessa altura passamos a ser a favor dum sistema de esgotos, de maquinaria que funcione e de um salário mínimo.
Aldous Huxley

Tudo o que é exacto é curto.
Joseph Joubert
(A extensão ideal para o programa duma disciplina é uma página A4. A dimensão média dos que o Ministério produz é 60 páginas. Nem sequer é preciso lê-los para saber que não prestam.)

Uma vida que não é filosoficamente examinada não é digna de ser vivida.
Sócrates (o grego)

Sem comentários: