...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

sexta-feira, 12 de março de 2010

A culpa é deles, por serem frágeis

Ainda há pouco tempo escrevi que o sistema educativo não está pensado para proteger os Leandros, mas sim para proteger os bullies. Também não foi pensado, pelos vistos, para proteger os Luíses.

Um rapaz de doze anos, um homem de cinquenta e um, foram torturados até à morte em duas escolas portuguesas. Mas isto que interessa? A culpa é deles. Eles que não fossem frágeis. É o que pensa um tal Leitão, que por acaso ou por desígnio é Director Regional da Educação de Lisboa.

1 comentário:

Mariana disse...

Fui ler a notícia a partir do link em post abaixo e fiquei impressionada. No entanto, após ouvir o director regional de educação fiquei zangada mas também esclarecida. É que este frisou que se trata de "bons alunos", e isto é paradigmático do ambiente que vivemos. Interessa a performatividade e nada os valores e o respeito. Começo a interrogar-me seriamente sobre o meu papel nesta escola.