...............................................................................................................................................

The aim of life is appreciation; there is no sense in not appreciating things; and there is no sense in having more of them if you have less appreciation of them.


..........................................................................................................Gilbert Keith Chesterton
....................................................................................................................................................

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Claro que vale a pena!

Se uma greve tivesse que ter sempre efeitos imediatos e espectaculares, nunca valeria a pena fazer greve nenhuma; e não estaríamos hoje a combater a estratégia do capital de voltar ao século XIX pela simples razão que nunca de lá teríamos saído.

O efeito das lutas sociais é cumulativo. Mas, para quem faz questão de que a Greve Geral tenha efeitos imediatos, aqui está um: mostrar que "a rua" também tem meios de fazer chegar a sua mensagem aos "mercados."

1 comentário:

Manuel Rocha disse...

:)
Que mensagem das ruas gregas terão recebido os mercados ?!
Fiquei a pensar nisto depois de o ler…
O que pressinto é que até quem pretende fazer oposição ao estado de coisas existente tem o pensamento prisioneiro do paradigma dominante que o gerou. Ver as centrais sindicais a defender ( ontem, Prós e Contras )o crescimento da economia sem sequer se questionarem se fora do modelo financeiro que atacam teria sido possível trazer o PIB aos níveis actuais e suportar o modelo social que defendem, é disso sintomático. Ando sem paciência para aquele género de “cientistas sociais” que mandam cortar 500 M à despesa mas deixam ao critério de quem governa resolver onde.
As manifestações de descontentamento difuso e reivindicações contraditórias, são uma catarse gira, mas para isso prefiro a bola. Mesmo quando não vale a pena. :)

Cumprimentos.